terça-feira, 14 de setembro de 2010

Divulgação de matéria dobre o evento no site da prefeitura

Na data de 13/09/2010, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado divulgou no site da Prefeitura uma matéria sobre o II Fórum da Juventude, que também consta algumas fotos do evento e a Carta elaborada nesta segunda edição. Segue abaixo uma parte da matéria e o link original. 





II Fórum da Juventude de Lajeado propõem ações através de Carta
13/09/2010

LAJEADO – O II Fórum da Juventude de Lajeado promovido sábado (11) pelo governo municipal, reunindo 200 jovens de cinco escolas particulares, 11 estaduais e 18 educandários municipais, resultou numa carta que agora será difundida na sociedade, como aos conselhos de Direito, escolas das três redes, instituições que atuam junto a estes segmentos, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e na comunidade em geral. Ela contém a opinião e sugestões de ações sobre temas debatidos, como questões ambientais, cultura, cidadania e trânsito, profissionalização e mercado de trabalho, educação escolar e bullying, oficializando suas ideias levadas à plenária, onde foram aprovadas. “A carta servirá como diagnóstico para que equipes técnicas dos serviços públicos pertinentes à juventude possam nortear ações específicas às necessidades deste público para futuras ações em prol da juventude lajeadense”, disse a secretária da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Nara Worm. Os jovens também criaram um perfil no site de relacionamentos Orkut, que leva o nome de Movimento Jovem de Lajeado, no linkhttp://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=4006667182604497134

Na abertura do Fórum, realizado no ginásio do Colégio Cenecista João Batista de Mello, a prefeita Carmen Regina Cardoso demonstrou muita emoção ao ver tantos jovens e falou do seu carinho especial pela juventude. Segundo ela, são em eventos como este que se formam os futuros líderes. “Quem está aqui hoje acredita e quer melhorar o contexto em que vive; estes jovens possuem o sentimento de liderança”, destacou Carmen, que depois acompanhou as discussões de cada um dos seis grupos. “É de extrema importância para o município ter conhecimento das ideias, sugestões e propostas dos jovens, pois eles são o futuro da sociedade e devemos ouvi-los, pois nos auxiliam a tomarmos atitudes para melhor atendermos suas vontades”, afirmou.

O promotor de Justiça da Infância e Juventude, Neidemar Fachinetto, lembrou do 11 de setembro como marco na história do mundo, e que depois disto, a reflexão da construção de uma nova cidadania se intensificou. Ele frisou que “ser cidadão é ter direitos, mas que é preciso concretizar estes direitos, sendo este Fórum um momento de afirmações e reivindicações para isto. “Ações concretas para mudanças só serão feitas se tiver alguém se posicionando e reivindicando, sendo o Fórum um espaço para cobranças e demonstrar o que não está legal na sua sociedade, pois do contrário estaremos criando uma comunidade passiva e queremos uma comunidade provocativa”, disse o promotor.

          Para secretária da Sthas, Nara Worm, o Fórum acontece porque o governo municipal acredita nesta iniciativa e está aberto para questões de cidadania e que dizem respeito à qualidade de vida dos munícipes, em especial, dos jovens. “Garantimos este espaço de protagonismo aos jovens lajeadenses, assegurando o direito de discutir e exercer a cidadania com participação mais ativa”, ressaltou a ela. O vice-diretor do colégio anfitrião, João Carlos da Cunha, destacou ser esta uma oportunidade de mostrar a força dos jovens. “Dêem a sua opinião, façam novas amizades e discutam, pois sempre temos algo a aprender”, concluiu Cunha. Na abertura também estiveram o presidente da Câmara de Vereadores, Ito José Lanius, a coordenadora da 3ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, Maria Eunice Werle, o vice-diretor do colégio, João Carlos da Cunha, secretários municipais, pais e comunidade em geral que foram prestigiar a iniciativa.

          Participantes 

     As colegas da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guido Lermen, do Bairro Centenário, Vitória Betina Walendorff (14) e Letícia Gall (15) estavam participando pela primeira vez do Fórum da Juventude. “Somos líderes de turma e viemos, além de representar nossos colegas, para ouvir e discutir sugestões sobre os temas e levar os resultados para trabalhar em sala de aula”, disse Vitória. Já Letícia esperava aprender bastante com o evento, pois como líder de turma precisa estar ciente e por dentro de tudo um pouco, como também levar reclamações, elogios e sugestões da turma para a secretaria da escola. “Temos uma posição de responsabilidade perante a turma, por isso tudo o que aprendermos aqui será válido”, frisou Letícia.

         A primeira atividade do Fórum reuniu todos os participantes, que dividiram-se em grupos para debater sobre a 1ª Carta resultante do I Fórum da Juventude. Após, debateram sobre Questões Ambientais, Cultura, Cidadania e Trânsito, seguido de almoço e apresentação da Banda X Positivo. À tarde, os grupos temáticos discutiram sobre Profissionalização e Mercado de Trabalho, Educação Escolar e Bullying, seguido de apresentação do Conjunto Instrumental do CEAT e do Conjunto de Percussão do Abaquar e lanche. Cada grupo de discussão teve um facilitador que orientou os jovens nos debates. Eram assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares e servidores da Sthas, que guiaram os grupos para não fugirem dos temas propostos e permitindo que todos os jovens fossem ouvidos democraticamente. A plenária final foi a elaboração da Carta do II Fórum da Juventude e encerramento com entrega de certificados.



LINK : 


Nenhum comentário:

Postar um comentário