II FÓRUM DA JUVENTUDE DE LAJEADO - 11 de setembro de 2010
Aos 11 dias do mês de setembro de 2010, reuniram-se nas dependências do Colégio Cenecista João Batista de Mello, 198 adolescentes oriundos das escolas públicas, particulares e profissionalizantes de nossa cidade. Os participantes estiveram reunidos em quatro grupos de trabalho no turno da manhã, debatendo primeiramente a Carta do I Fórum da Juventude e, a seguir, os temas: cultura, cidadania e trânsito e questões ambientais. À tarde, reuniram-se em cinco grupos de trabalho onde debateram os temas: bullying, profissionalização e mercado de trabalho e educação escolar. Suas ideias foram levadas à plenária e restaram escritas e aprovadas como opiniões e sugestões de ações, fazendo parte da CARTA do II FÓRUM DA JUVENTUDE DE LAJEADO/2010, a seguir alinhadas:
Releitura e revisão da Carta do I Fórum da Juventude:
Drogadição:
Opiniões:
1) Os pais deviam saber mais sobre essa questão;
2) A sociedade exclui o drogadito, não oferecendo oportunidades para mudança;
3) A campanha do “crack, nem pensar” já está sendo executada;
4) Causas da drogadição: curiosidade, influência de amigos e fuga de problemas pessoais;
5) A prostituição induz a drogadição;
6) Falta de confiança nos pais, há muito preconceito porque não há uma cultura do respeito recíproco (todos têm os mesmos direitos independente de raça, cor e religião).
Sugestões:
1) Rever itens 3 (maior participação dos pais na vida dos filhos), 5 (debates sobre a legalização ou não do uso de drogas ilícitas e lícitas) e 18 (aumento do número de policiais em praças, ruas e próximo às escolas), pois não estão sendo executados;
2) Repensar as relações familiares, devem se basear em maior confiança e sem exagero e liberalidades de limites;
6) Falta de confiança nos pais, há muito preconceito porque não há uma cultura do respeito recíproco (todos têm os mesmos direitos independente de raça, cor e religião).
Sugestões:
1) Rever itens 3 (maior participação dos pais na vida dos filhos), 5 (debates sobre a legalização ou não do uso de drogas ilícitas e lícitas) e 18 (aumento do número de policiais em praças, ruas e próximo às escolas), pois não estão sendo executados;
2) Repensar as relações familiares, devem se basear em maior confiança e sem exagero e liberalidades de limites;
3) As pessoas devem ter mais consciência;
4) Deveriam contratar mais psicólogos para ajudar;5) Focar mais nos usuários do que nos traficantes.
Políticas Públicas:
Opiniões:
1) Os praticantes do bullying buscam a atenção dos outros.
Sugestão:
1)As punições ao bullying deveriam ser mais rígidas;
2) Cobrar menor valor para aproveitamento das quadras esportivas;
3)Maior segurança nos bairros, com instalação de câmeras de vídeo;
4) Proporcionar o acesso a atividades culturais (cursos com preços acessíveis e em horários opostos aos escolares) e esportivas;
5) Melhor utilização da concha acústica com apresentação de shows para jovens (apresentação das bandas dos colégios);
6) Investir em gincanas inter escolares;
4) Deveriam contratar mais psicólogos para ajudar;5) Focar mais nos usuários do que nos traficantes.
Políticas Públicas:
Opiniões:
1) Os praticantes do bullying buscam a atenção dos outros.
Sugestão:
1)As punições ao bullying deveriam ser mais rígidas;
2) Cobrar menor valor para aproveitamento das quadras esportivas;
3)Maior segurança nos bairros, com instalação de câmeras de vídeo;
4) Proporcionar o acesso a atividades culturais (cursos com preços acessíveis e em horários opostos aos escolares) e esportivas;
5) Melhor utilização da concha acústica com apresentação de shows para jovens (apresentação das bandas dos colégios);
6) Investir em gincanas inter escolares;
7) Divulgar mais as atividades do Pró-jovem;
8) Baratear as passagens urbanas;
9) Maior investimento nas séries iniciais, principalmente nas escolas municipais e capacitação aos professores;
8) Baratear as passagens urbanas;
9) Maior investimento nas séries iniciais, principalmente nas escolas municipais e capacitação aos professores;
10) O funcionamento da coleta seletiva de lixo não está boa;
11) Colocar mais lixeiras nos bairros;
12) Melhor divulgação sobre o calendário e funcionamento de coleta seletiva de lixo;
13) Melhor estrutura para deficientes físicos e visuais;
14) Usar de fato o que nossa cidade oferece (infraestrutura);
15) Melhorar o trânsito nas horas de pico entre as Av. Benjamin Constant e Alberto Pasqualini;
16) Maior educação para o uso das faixas de segurança;
17) Melhorar os atendimentos nos postos de saúde;
18) Ampliar o interesse em votar.
Sexualidade:
Opiniões:
1) Falta de debate e diálogo nas escolas;
2) Respeitar a opção sexual;
3) Os pais tentam esconder as informações dos filhos;
4) A mídia traz tudo de forma exacerbada e inconsequente;
5) A mídia ajuda a amenizar o preconceito.
Sugestões:
1) Enfrentar as diversas formas de preconceito quanto as diversas opções sexuais, particularmente conscientizando os mais velhos;
2) Flexibilidade de horários das palestras nas escolas;
3) O tema deveria ser introduzido desde o Ensino Fundamental.
Violências:
Opiniões: Não houve.
Sugestões:
1) Maior preparo dos policiais;
2) O estabelecimento de limites pelos pais deve ser melhorado;
3) Controle de filmes e jogos virtuais violentos;
4) Criação de grupos de apoio às vítimas;
5) Participação de projetos de trabalhos para reinserção do preso na sociedade;
6) Maior controle e segurança no Parque do Dick.
Questões ambientais:
Opiniões:
1) Mobilização de todos para executar o que já é orientado;
2) Falta conscientização;
3) Cada um deve fazer sua parte, não esperar pelos outros ou pelo governo;
4) Maior prevenção das enchentes e suas consequências;
5) A origem dos problemas ambientais está nas famílias que ainda optam por soluções simples e cômodas;
6) Em alguns locais não há coleta de lixo;
7) Os trabalhadores dos aterros sanitários e os catadores dependem da nossa ação na separação correta do lixo.
Sugestões:
1) Organização/conscientização familiar não só com os jovens, mas com toda a família para maior progresso;
2) Fazer campanha para mostrar o que ocorre no mundo, a mídia influencia;
3) Focar as ações ambientais com palestras para adultos, jovens e idosos, principalmente em escolas;
4) Fazer mobilização dos jovens;
5) Reduzir o consumo de sacolas plásticas e ampliar o uso das sacolas de pano;
6) Optar por produtos com menos embalagem;
7) Lavar as embalagens para serem reaproveitadas e/ou recicladas;
8) Lixeiras fechadas para evitar que animais espalhem e arrastem o lixo para as ruas;
9) Maior divulgação das coletas seletivas e melhoria das lixeiras;
10) Mutirão para coleta de lixo, limpeza de terrenos baldios, evitando proliferação de transmissores de doenças;
11)Incentivar a comunidade a melhor armazenar o lixo em casa, inclusive criando composteiras para material orgânico;
12) Mais educação sobre a separação do lixo;
13) Ampliar limpeza das ruas e bocas de lobo;
14) As escolas poderiam vender lixo reciclável que recolherem e reverter a renda para sua própria manutenção;
15) Coletar água da chuva para serviços gerais;
16) Adequação das casas para aproveitamento da água da chuva, energia solar e a circulação de ar;
17) As empresas devem utilizar mais a energia solar, havendo maior incentivo do governo;
18) Limpeza do rio Taquari através de gincanas e outras formas de mobilização;
19) Uso racional da água (banhos mais curtos, cuidados com vazamentos, etc);
20) Procurar usar recursos renováveis;
21) Aplicar mais as leis;
22) Fiscalização nas empresas de produtos químicos;
23) Diminuir o uso de inseticidas;
24) Investir em arborização da cidade;
25) Combater as queimadas e aplicar multas rigorosas;
26) Ampliação de locais para coleta de pilhas, óleo de cozinha, baterias e lâmpadas;
27) Maior controle para a proliferação de animais de estimação e abrigo para os abandonados;
28) Mais ônibus nos bairros e maior divulgação dos horários;
29) Carona coletiva;
30) Rodízio de carros conforme suas placas;
31) Ampliação das ciclovias;
32) Ampliar a rede de coleta de esgoto cloacal e tratamento;
11) Colocar mais lixeiras nos bairros;
12) Melhor divulgação sobre o calendário e funcionamento de coleta seletiva de lixo;
13) Melhor estrutura para deficientes físicos e visuais;
14) Usar de fato o que nossa cidade oferece (infraestrutura);
15) Melhorar o trânsito nas horas de pico entre as Av. Benjamin Constant e Alberto Pasqualini;
16) Maior educação para o uso das faixas de segurança;
17) Melhorar os atendimentos nos postos de saúde;
18) Ampliar o interesse em votar.
Sexualidade:
Opiniões:
1) Falta de debate e diálogo nas escolas;
2) Respeitar a opção sexual;
3) Os pais tentam esconder as informações dos filhos;
4) A mídia traz tudo de forma exacerbada e inconsequente;
5) A mídia ajuda a amenizar o preconceito.
Sugestões:
1) Enfrentar as diversas formas de preconceito quanto as diversas opções sexuais, particularmente conscientizando os mais velhos;
2) Flexibilidade de horários das palestras nas escolas;
3) O tema deveria ser introduzido desde o Ensino Fundamental.
Violências:
Opiniões: Não houve.
Sugestões:
1) Maior preparo dos policiais;
2) O estabelecimento de limites pelos pais deve ser melhorado;
3) Controle de filmes e jogos virtuais violentos;
4) Criação de grupos de apoio às vítimas;
5) Participação de projetos de trabalhos para reinserção do preso na sociedade;
6) Maior controle e segurança no Parque do Dick.
Questões ambientais:
Opiniões:
1) Mobilização de todos para executar o que já é orientado;
2) Falta conscientização;
3) Cada um deve fazer sua parte, não esperar pelos outros ou pelo governo;
4) Maior prevenção das enchentes e suas consequências;
5) A origem dos problemas ambientais está nas famílias que ainda optam por soluções simples e cômodas;
6) Em alguns locais não há coleta de lixo;
7) Os trabalhadores dos aterros sanitários e os catadores dependem da nossa ação na separação correta do lixo.
Sugestões:
1) Organização/conscientização familiar não só com os jovens, mas com toda a família para maior progresso;
2) Fazer campanha para mostrar o que ocorre no mundo, a mídia influencia;
3) Focar as ações ambientais com palestras para adultos, jovens e idosos, principalmente em escolas;
4) Fazer mobilização dos jovens;
5) Reduzir o consumo de sacolas plásticas e ampliar o uso das sacolas de pano;
6) Optar por produtos com menos embalagem;
7) Lavar as embalagens para serem reaproveitadas e/ou recicladas;
8) Lixeiras fechadas para evitar que animais espalhem e arrastem o lixo para as ruas;
9) Maior divulgação das coletas seletivas e melhoria das lixeiras;
10) Mutirão para coleta de lixo, limpeza de terrenos baldios, evitando proliferação de transmissores de doenças;
11)Incentivar a comunidade a melhor armazenar o lixo em casa, inclusive criando composteiras para material orgânico;
12) Mais educação sobre a separação do lixo;
13) Ampliar limpeza das ruas e bocas de lobo;
14) As escolas poderiam vender lixo reciclável que recolherem e reverter a renda para sua própria manutenção;
15) Coletar água da chuva para serviços gerais;
16) Adequação das casas para aproveitamento da água da chuva, energia solar e a circulação de ar;
17) As empresas devem utilizar mais a energia solar, havendo maior incentivo do governo;
18) Limpeza do rio Taquari através de gincanas e outras formas de mobilização;
19) Uso racional da água (banhos mais curtos, cuidados com vazamentos, etc);
20) Procurar usar recursos renováveis;
21) Aplicar mais as leis;
22) Fiscalização nas empresas de produtos químicos;
23) Diminuir o uso de inseticidas;
24) Investir em arborização da cidade;
25) Combater as queimadas e aplicar multas rigorosas;
26) Ampliação de locais para coleta de pilhas, óleo de cozinha, baterias e lâmpadas;
27) Maior controle para a proliferação de animais de estimação e abrigo para os abandonados;
28) Mais ônibus nos bairros e maior divulgação dos horários;
29) Carona coletiva;
30) Rodízio de carros conforme suas placas;
31) Ampliação das ciclovias;
32) Ampliar a rede de coleta de esgoto cloacal e tratamento;
33) Incentivo a produção de alimentos orgânicos;
34) Prática de esportes ao ar livre para maior economia de energia.
Cultura:
Questionamentos:
1) O que foi conversado aqui vai ser feito?
2) Que cultura é essa que vivemos que não temos igualdade?
3) O espaço que estamos tendo vai realmente ter voz e vez?
4) Como está a SEJEL?
Opiniões:
1) O governo além de não ajudar, atrapalha os jovens;
2) Os projetos dos jovens são vetados;
3) A juventude é um grupo visto como muito desorganizado;
4) É ridícula a situação de uma cidade do porte de Lajeado não ter um espaço cultural (um teatro);
5) Concha acústica está sendo pouco utilizada e mal cuidada;
6) Educação precária;
7) Investimento baixo em livros;
8) O que se entende por cultura se dirige ao acesso ao esporte também;
9) Aceitar a cultura do outro;
10) Cultura é ter entendimento/conhecimento;
Sugestões:
1) Jovens devem “correr” atrás dos seus direitos;
2) Maior empenho da administração municipal;
3) Criar um meio inteligente de chamar a atenção dos políticos;
4) Divulgar o Parlamento Estudantil e os espaços de participação (COMDICA);
5) Mais espaço e reconhecimento para o Parlamento Estudantil, principalmente pelo Poder Legislativo Municipal;
6) Tornar públicas todas as decisões políticas;
7) Manter contato contínuo entre os participantes do Fórum;
8) Criar e divulgar o Fórum através de ORKUT, E-Mail e/ou site próprio;
9) Um dia da juventude para os jovens se encontrarem;
10) Agregar mais pessoas ao movimento (manifestação jovem);
11) Campanha nas Escolas;
12) Explorar o talento do jovem lajeadense;
13) Construção de um Teatro Público;
14) Mais eventos literários e valorização dos artistas da região;
15) Ampliar as aulas de teatro, música e esporte gratuitas e de qualidade;
16) Festivais e concursos de bandas (estudantes com talentos);
17) Qualificação dos professores;
18) Melhor aproveitamento dos pontos culturais (Concha, Auditório);
19) Mais livros nas bibliotecas;
20) Feira do livro com mais qualidade;
21) Espaço para debates de livros (sarau literário em um teatro);
22) Governo dar livros literários para os jovens;
23) Tirar a imagem errada de quem lê um livro ser um nerd;
24) Não confundir gosto com cultura;
25) Acabar com o preconceito entre as religiões, com as religiões e com ateus.
Cidadania e trânsito
Cidadania:
Opiniões:
1) Surgimento de gangues;
2) Preconceito com os moradores dos bairros pobres da cidade, ou bairros nobres da cidade;
3) Cidadania significa: respeitar o outro, cumprir direitos, ajudar o próximo, ter consideração com outras culturas, conhecer melhor as pessoas, fazer a diferença ou mesmo agir e participar na comunidade, direito de opinião.
Trânsito:
Opinião:
1) Aumento da quantidade de sinaleiras reflete o modo como a sociedade está organizada
Sugestões:
1) Seria interessante, e talvez melhor, a diminuição do número de sinaleiras no trânsito;
2) Mais palestras sobre o tema;
3) Consciência do cidadão sobre o respeito com os pedestres e com os motoristas;
4) Maior conscientização sobre a velocidade permitida, sobre faixa de segurança e o respeito que devemos ter com as mesmas;
5) Maior conscientização sobre as regras de trânsito;
6) Inserir no currículo escolar uma disciplina sobre o tema;
7) Seria viável, talvez, adotar aquela política de levantar a mão quando estiver na faixa de segurança para o pedestre passar;
8) Avaliar as alterações realizadas recentemente no trânsito e submeter ao conhecimento público (quantidade de sinaleiras, sincronia, etc);
9) Ampliar a mobilidade urbana com acessos para deficientes físicos e visuais, principalmente nas calçadas;
10) Melhoria no estado geral das calçadas.
Bullying:
Opiniões:
1) É a prática de agressão por deboche que prejudica e abala o psicológico, que atinge principalmente pessoas que são diferentes, que não estão dentro de um padrão que costuma ser aceito pelos demais;
2) Respeitar as diferenças (sexuais e etc);
3) Crianças deixam de ir, de ter vontade de ir à escola pois sofrem agressões morais;
34) Prática de esportes ao ar livre para maior economia de energia.
Cultura:
Questionamentos:
1) O que foi conversado aqui vai ser feito?
2) Que cultura é essa que vivemos que não temos igualdade?
3) O espaço que estamos tendo vai realmente ter voz e vez?
4) Como está a SEJEL?
Opiniões:
1) O governo além de não ajudar, atrapalha os jovens;
2) Os projetos dos jovens são vetados;
3) A juventude é um grupo visto como muito desorganizado;
4) É ridícula a situação de uma cidade do porte de Lajeado não ter um espaço cultural (um teatro);
5) Concha acústica está sendo pouco utilizada e mal cuidada;
6) Educação precária;
7) Investimento baixo em livros;
8) O que se entende por cultura se dirige ao acesso ao esporte também;
9) Aceitar a cultura do outro;
10) Cultura é ter entendimento/conhecimento;
Sugestões:
1) Jovens devem “correr” atrás dos seus direitos;
2) Maior empenho da administração municipal;
3) Criar um meio inteligente de chamar a atenção dos políticos;
4) Divulgar o Parlamento Estudantil e os espaços de participação (COMDICA);
5) Mais espaço e reconhecimento para o Parlamento Estudantil, principalmente pelo Poder Legislativo Municipal;
6) Tornar públicas todas as decisões políticas;
7) Manter contato contínuo entre os participantes do Fórum;
8) Criar e divulgar o Fórum através de ORKUT, E-Mail e/ou site próprio;
9) Um dia da juventude para os jovens se encontrarem;
10) Agregar mais pessoas ao movimento (manifestação jovem);
11) Campanha nas Escolas;
12) Explorar o talento do jovem lajeadense;
13) Construção de um Teatro Público;
14) Mais eventos literários e valorização dos artistas da região;
15) Ampliar as aulas de teatro, música e esporte gratuitas e de qualidade;
16) Festivais e concursos de bandas (estudantes com talentos);
17) Qualificação dos professores;
18) Melhor aproveitamento dos pontos culturais (Concha, Auditório);
19) Mais livros nas bibliotecas;
20) Feira do livro com mais qualidade;
21) Espaço para debates de livros (sarau literário em um teatro);
22) Governo dar livros literários para os jovens;
23) Tirar a imagem errada de quem lê um livro ser um nerd;
24) Não confundir gosto com cultura;
25) Acabar com o preconceito entre as religiões, com as religiões e com ateus.
Cidadania e trânsito
Cidadania:
Opiniões:
1) Surgimento de gangues;
2) Preconceito com os moradores dos bairros pobres da cidade, ou bairros nobres da cidade;
3) Cidadania significa: respeitar o outro, cumprir direitos, ajudar o próximo, ter consideração com outras culturas, conhecer melhor as pessoas, fazer a diferença ou mesmo agir e participar na comunidade, direito de opinião.
Trânsito:
Opinião:
1) Aumento da quantidade de sinaleiras reflete o modo como a sociedade está organizada
Sugestões:
1) Seria interessante, e talvez melhor, a diminuição do número de sinaleiras no trânsito;
2) Mais palestras sobre o tema;
3) Consciência do cidadão sobre o respeito com os pedestres e com os motoristas;
4) Maior conscientização sobre a velocidade permitida, sobre faixa de segurança e o respeito que devemos ter com as mesmas;
5) Maior conscientização sobre as regras de trânsito;
6) Inserir no currículo escolar uma disciplina sobre o tema;
7) Seria viável, talvez, adotar aquela política de levantar a mão quando estiver na faixa de segurança para o pedestre passar;
8) Avaliar as alterações realizadas recentemente no trânsito e submeter ao conhecimento público (quantidade de sinaleiras, sincronia, etc);
9) Ampliar a mobilidade urbana com acessos para deficientes físicos e visuais, principalmente nas calçadas;
10) Melhoria no estado geral das calçadas.
Bullying:
Opiniões:
1) É a prática de agressão por deboche que prejudica e abala o psicológico, que atinge principalmente pessoas que são diferentes, que não estão dentro de um padrão que costuma ser aceito pelos demais;
2) Respeitar as diferenças (sexuais e etc);
3) Crianças deixam de ir, de ter vontade de ir à escola pois sofrem agressões morais;
5) É como se fosse uma válvula de escape dos problemas que têm em casa para tornar outras pessoas infelizes;
6) É importante que as vítimas do bullying procurem ajuda (família, amigos, professores, técnicos);
7) É importante que a família acompanhe os filhos no uso da internet, amizades, “estar de alguma forma por dentro da vida deles”.
8) Falta muita informação;
9) Não fazer com os outros o que não queremos que façam conosco.
10) Ter maturidade é ter percepção dos nossos limites e respeitar os limites dos outros.
Sugestões:
1)Devemos dar bons exemplos aos menores, pois para eles as pessoas mais velhas são exemplos;
2)Todas as escolas deveriam ter um profissional capacitado (psicóloga ou orientadora), alguém que esteja sempre pronto para atender alunos que sofrem algum tipo de agressão, seja física ou emocional;
3) Devemos aceitar as pessoas do jeito que elas são, independente da cor, religião ou diferentes atividades que as mesmas praticam;
4) Criar uma espécie de centro ou serviço público de apoio para ajudar vítimas e causadores de bullying;
5) Palestras para conscientização dos pais, alunos e educadores sobre o fenômeno e sobre lei anti bullying;
6) Manter o assunto bullying permanentemente na pauta de discussão na escola;
7) Orientação aos professores para que saibam como agir;
8) Conscientização sobre os direitos e orientação sobre o que fazer, a quem procurar;
9) A mídia pode divulgar e fazer mais matérias sobre o assunto;
10) Estabelecer a responsabilização ao agressor de maneira mais rigorosa.
Educação escolar:
Opiniões:
1) Precariedade de espaços culturais;
2) Falta incentivo dos pais para que seus filhos cursem Ensino Superior;
3) A tecnologia está a favor do aluno;
4) Falta de incentivo à Educação por parte do governo;
5) 10% do PIB é da Educação – Garantia Constitucional;
6) Falta de qualificação dos professores tanto nas escolas públicas quanto nas escolas privadas;
7) Desvalorização dos professores e desinteresse dos alunos;
8) Falta de professores na rede pública;
9) Mesmo com tantos problemas com o governo, ainda existem pessoas dispostas a serem educadoras;
10) Os cursos técnicos estão sendo mais valorizados que o ensino superior, desta forma os jovens acabam se limitando ao curso técnico e não acessam a Universidade;
11) Falta de interesse dos alunos e falta de interesse dos pais na vida escolar dos filhos;
Sugestões:
1) Aumentar o nível de ensino nas Escolas, com melhoria do espaço físico e qualificação docente;
2) Oportunizar oficinas de cidadania complementares, no turno inverso ao escolar, desde as séries iniciais;
3) Ampliação, revitalização e criação de Universidades públicas que contemplem o Vale do Taquari;
4) Aulas mais interativas, melhorando o aprendizado;
5) Organização dos estudantes em busca de seus direitos – mobilização;
6) Educação sem princípios religiosos, atendendo à toda diversidade;
7) Necessita-se de educação política objetivando a maior inteiração entre política e o jovem eleitor;
8) Melhorar o transporte escolar;
9) Valorização e apoio aos professores;
10) Participação do jovem na elaboração da grade escolar e no projeto político pedagógico da escola;
11) Apoiar as famílias;
12) Integrar a família com a Escola através de palestras, reuniões, aproximando-os;
Profissionalização e Mercado de Trabalho:
Opiniões:
1) Nem todo mundo tem condições de frequentar faculdade particular;
2) O acesso à Universidade depende do conhecimento do aluno e a Escola não precisa ser particular;
3) Os professores são motivados, pois as Escolas particulares estão sempre mais adiantadas;
4) Para aprender inglês é preciso frequentar cursinhos particulares, pois a Escola e os professores não evoluem;
5) Se a gente se destacar nas aulas, maiores serão as chances de acesso ao mercado de trabalho;
6) O mercado de trabalho exige que os jovens tenham experiência;
7) Muitas empresas não contratam jovens porque possuem tatuagens e piercings;
8) Pais querem que o filho siga uma profissão, os filhos querem seguir outras, como fazer?
9) Os pais querem que os filhos sigam o que querem, ou seja, querem que os filhos sejam o que eles não puderam ser quando jovens;
10) Os jovens devem ir em busca de recursos se não tiverem dinheiro para pagar Cursos e Cursinhos;
11) Trabalhamos para: ganhar dinheiro, por prazer, voluntariado, ganhar liberdade, adquirir responsabilidade;
12) Muitos jovens tem dúvida para decidir sua profissão;
13) Muitos jovens mudam de cidade ou de país em busca de melhores oportunidades;
Sugestões:
1) É preciso uma faculdade/universidade pública para os menos favorecidos;
2) As empresas devem dar chance aos jovens inexperientes;
3) Visitas às Universidades;
4) Palestras de profissionais desde a 8ª série;
5) As Escolas devem ajudar os jovens a formatar o primeiro currículo e capacitá-los para entrevista de emprego;
6) Acesso a um maior número de experiências profissionais na busca de uma escola profissional;
7) Mais feiras de profissões com profissionais aptos para esclarecimento de dúvidas;
8) Escolas devem emitir carta de recomendação indicando as aptidões do aluno e suas notas durante o período escolar;
9) Maior diálogo entre pais e filhos para que os filhos possam expressar suas vontades sem prejudicar a relação familiar.
10) Começar a trabalhar com 16 anos, conciliando trabalho e escola;
11) Mais cursos profissionalizantes gratuitos.
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