terça-feira, 14 de setembro de 2010

A CARTA

Segue abaixo o conteúdo da 2ª Carta do II Fórum da Juventude e também da releitura da 1ª Carta.


II FÓRUM DA JUVENTUDE DE LAJEADO - 11 de setembro de 2010

         Aos 11 dias do mês de setembro de 2010, reuniram-se nas dependências do Colégio Cenecista João Batista de Mello, 198 adolescentes oriundos das escolas públicas, particulares e profissionalizantes de nossa cidade. Os participantes estiveram reunidos em quatro grupos de trabalho no turno da manhã, debatendo primeiramente a Carta do I Fórum da Juventude e, a seguir, os temas: cultura, cidadania e trânsito e questões ambientais. À tarde, reuniram-se em cinco grupos de trabalho onde debateram os temas: bullying, profissionalização e mercado de trabalho e educação escolar. Suas ideias foram levadas à plenária e restaram escritas e aprovadas como opiniões e sugestões de ações, fazendo parte da CARTA do II FÓRUM DA JUVENTUDE DE LAJEADO/2010, a seguir alinhadas:

Releitura e revisão da Carta do I Fórum da Juventude:

Drogadição:


Opiniões:

1) Os pais deviam saber mais sobre essa questão;

2) A sociedade exclui o drogadito, não oferecendo oportunidades para mudança;

3) A campanha do “crack, nem pensar” já está sendo executada;

4) Causas da drogadição: curiosidade, influência de amigos e fuga de problemas pessoais;
5) A prostituição induz a drogadição;

6) Falta de confiança nos pais, há muito preconceito porque não há uma cultura do respeito recíproco (todos têm os mesmos direitos independente de raça, cor e religião).

Sugestões:

1) Rever itens 3 (maior participação dos pais na vida dos filhos), 5  (debates sobre a legalização ou não do uso de drogas ilícitas e lícitas) e 18 (aumento do número de policiais em praças, ruas e próximo às escolas), pois não estão sendo executados;

2) Repensar as relações familiares, devem se basear em maior confiança e sem exagero e liberalidades de limites;
3) As pessoas devem ter mais consciência;

4) Deveriam contratar mais psicólogos para ajudar;5) Focar mais nos usuários do que nos traficantes.

Políticas Públicas:

Opiniões:

1) Os praticantes do bullying buscam a atenção dos outros.

Sugestão:

1)As punições ao bullying deveriam ser mais rígidas;

2) Cobrar menor valor para aproveitamento das quadras esportivas;

3)Maior segurança nos bairros, com instalação de câmeras de vídeo;

4) Proporcionar o acesso a atividades culturais (cursos com preços acessíveis e em horários opostos aos escolares) e esportivas;

5) Melhor utilização da concha acústica com apresentação de shows para  jovens (apresentação das bandas dos colégios);

6) Investir em gincanas inter escolares;

7) Divulgar mais as atividades do Pró-jovem;

8) Baratear as passagens urbanas;

9) Maior investimento nas séries iniciais, principalmente nas escolas municipais e capacitação aos professores;

10) O funcionamento da coleta seletiva de lixo não está boa;

11) Colocar mais lixeiras nos bairros;

12) Melhor divulgação sobre o calendário e funcionamento de coleta seletiva de lixo;

13) Melhor estrutura para deficientes físicos e visuais;

14) Usar de fato o que nossa cidade oferece (infraestrutura);

15) Melhorar o trânsito nas horas de pico entre as Av. Benjamin Constant e Alberto Pasqualini;

16) Maior educação para o uso das faixas de segurança;

17) Melhorar os atendimentos nos postos de saúde;

18) Ampliar o interesse em votar.

 Sexualidade:

Opiniões:

1) Falta de debate e diálogo nas escolas;

2) Respeitar a opção sexual;

3) Os pais tentam esconder as informações dos filhos;

4) A mídia traz tudo de forma exacerbada e inconsequente;

5) A mídia ajuda a amenizar o preconceito.

Sugestões:

1) Enfrentar as diversas formas de preconceito quanto as diversas opções sexuais, particularmente conscientizando os mais velhos;

2) Flexibilidade de horários das palestras nas escolas;

3) O tema deveria ser introduzido desde o Ensino Fundamental.

Violências:

Opiniões: Não houve.

Sugestões:

1) Maior preparo dos policiais;

2) O estabelecimento de limites pelos pais deve ser melhorado;

3) Controle de filmes e jogos virtuais violentos;

4) Criação de grupos de apoio às vítimas;

5) Participação de projetos de trabalhos para reinserção do preso na sociedade;

6) Maior controle e segurança no Parque do Dick.

Questões ambientais:

Opiniões:

1) Mobilização de todos para executar o que já é orientado;

2) Falta conscientização;

3) Cada um deve fazer sua parte, não esperar pelos outros ou pelo governo;

4) Maior prevenção das enchentes e suas consequências;

5) A origem dos problemas ambientais está nas famílias que ainda optam por soluções simples e cômodas;

6) Em alguns locais não há coleta de lixo;

7) Os trabalhadores dos aterros sanitários e os catadores dependem da nossa ação na separação correta do lixo.

Sugestões:

1) Organização/conscientização familiar não só com os jovens, mas com toda a família para maior progresso;

2) Fazer campanha para mostrar o que ocorre no mundo, a mídia influencia;

3) Focar as ações ambientais com palestras para adultos, jovens e idosos, principalmente em escolas; 

4) Fazer mobilização dos jovens;

5) Reduzir o consumo de sacolas plásticas e ampliar o uso das sacolas de pano;

6) Optar por produtos com menos embalagem;

7) Lavar as embalagens para serem reaproveitadas e/ou recicladas;

8) Lixeiras fechadas para evitar que animais espalhem e arrastem o lixo para as ruas;

9) Maior divulgação das coletas seletivas e melhoria das lixeiras;

10) Mutirão para coleta de lixo, limpeza de terrenos baldios, evitando proliferação de transmissores de doenças;

11)Incentivar a comunidade a melhor armazenar o lixo em casa, inclusive criando composteiras para material orgânico;

12) Mais educação sobre a separação do lixo;

13) Ampliar limpeza das ruas e bocas de lobo;

14) As escolas poderiam vender lixo reciclável que recolherem e reverter a renda para sua própria manutenção;

15) Coletar água da chuva para serviços gerais;

16) Adequação das casas para aproveitamento da água da chuva, energia solar e a circulação de ar;

17) As empresas devem utilizar mais a energia solar, havendo maior incentivo do governo;

18) Limpeza do rio Taquari através de gincanas e outras formas de mobilização;

19) Uso racional da água (banhos mais curtos, cuidados com vazamentos, etc);

20) Procurar usar recursos renováveis;

21) Aplicar mais as leis;

22) Fiscalização nas empresas de produtos químicos;

23) Diminuir o uso de inseticidas;

24) Investir em arborização da cidade;

25) Combater as queimadas e aplicar multas rigorosas;

26) Ampliação de locais para coleta de pilhas, óleo de cozinha, baterias e lâmpadas;

27) Maior controle para a proliferação de animais de estimação e abrigo para os abandonados;

28) Mais ônibus nos bairros e maior divulgação dos horários;

29) Carona coletiva;

30) Rodízio de carros conforme suas placas;

31) Ampliação das ciclovias;

32) Ampliar a rede de coleta de esgoto cloacal e tratamento;

33) Incentivo a produção de alimentos orgânicos;

34) Prática de esportes ao ar livre para maior economia de energia.

 Cultura:

Questionamentos:

1)          O que foi conversado aqui vai ser feito?

2)          Que cultura é essa que vivemos que não temos igualdade?

3)           O espaço que estamos tendo vai realmente ter voz e vez?

4)           Como está a SEJEL?

Opiniões:

1) O governo além de não ajudar, atrapalha os jovens;

2) Os projetos dos jovens são vetados;

3) A juventude é um grupo visto como muito desorganizado;

4) É ridícula a situação de uma cidade do porte de Lajeado não ter um espaço cultural (um teatro);

5) Concha acústica está sendo pouco utilizada e mal cuidada;

6) Educação precária;

7) Investimento baixo em livros;

8) O que se entende por cultura se dirige ao acesso ao esporte também;

9) Aceitar a cultura do outro;

10) Cultura é ter entendimento/conhecimento;

Sugestões:

1) Jovens devem “correr” atrás dos seus direitos;

2) Maior empenho da administração municipal;

3) Criar um meio inteligente de chamar a atenção dos políticos;

4) Divulgar o Parlamento Estudantil e os espaços de participação (COMDICA);

5) Mais espaço e reconhecimento para o Parlamento Estudantil, principalmente pelo Poder Legislativo Municipal;

6) Tornar públicas todas as decisões políticas;

7) Manter contato contínuo entre os participantes do Fórum;

8) Criar e divulgar o Fórum através de ORKUT, E-Mail e/ou site próprio;

9) Um dia da juventude para os jovens se encontrarem;

10) Agregar mais pessoas ao movimento (manifestação jovem);

11) Campanha nas Escolas;

12) Explorar o talento do jovem lajeadense;

13) Construção de um Teatro Público;

14) Mais eventos literários e valorização dos artistas da região;

15) Ampliar as aulas de teatro, música e esporte gratuitas e de qualidade;

16) Festivais e concursos de bandas (estudantes com talentos);

17) Qualificação dos professores;

18) Melhor aproveitamento dos pontos culturais (Concha, Auditório);

19) Mais livros nas bibliotecas;

20) Feira do livro com mais qualidade;

21) Espaço para debates de livros (sarau literário em um teatro);

22) Governo dar livros literários para os jovens;

23) Tirar a imagem errada de quem lê um livro ser um nerd;

24) Não confundir gosto com cultura;

25) Acabar com o preconceito entre as religiões, com as religiões e com ateus.

Cidadania e trânsito

Cidadania:

Opiniões:

1) Surgimento de gangues;

2) Preconceito com os moradores dos bairros pobres da cidade, ou bairros nobres da cidade;

3) Cidadania significa: respeitar o outro, cumprir direitos, ajudar o próximo, ter consideração com outras culturas, conhecer melhor as pessoas, fazer a diferença ou mesmo agir e participar na comunidade, direito de opinião.

Trânsito:

Opinião:

1) Aumento da quantidade de sinaleiras reflete o modo como a sociedade está organizada

Sugestões:

1) Seria interessante, e talvez melhor, a diminuição do número de sinaleiras no trânsito;

2) Mais palestras sobre o tema;

3) Consciência do cidadão sobre o respeito com os pedestres e com os motoristas;

4) Maior conscientização sobre a velocidade permitida, sobre faixa de segurança e o respeito que devemos ter com as mesmas;

5) Maior conscientização sobre as regras de trânsito;

6) Inserir no currículo escolar uma disciplina sobre o tema;

7) Seria viável, talvez, adotar aquela política de levantar a mão quando estiver na faixa de segurança para o pedestre passar;

8) Avaliar as alterações realizadas recentemente no trânsito e submeter ao conhecimento público (quantidade de sinaleiras, sincronia, etc);

9)  Ampliar a mobilidade urbana com acessos para deficientes físicos e visuais, principalmente nas calçadas;

10) Melhoria no estado geral das calçadas.

Bullying:

Opiniões:

1) É a prática de agressão por deboche que prejudica e abala o psicológico, que atinge principalmente pessoas que são diferentes, que não estão dentro de um padrão que costuma ser aceito pelos demais;

2) Respeitar as diferenças (sexuais e etc);

3) Crianças deixam de ir, de ter vontade de ir à escola pois sofrem agressões morais;


4) Por querer ser melhor que os outros os jovens agressores ridicularizam, agridem e machucam outros, talvez para chamar a atenção ou por ter medo de não ser aceito;

5) É como se fosse uma válvula de escape dos problemas que têm em casa para tornar outras pessoas infelizes;

6) É importante que as vítimas do bullying procurem ajuda (família, amigos, professores, técnicos);

7) É importante que a família acompanhe os filhos no uso da internet, amizades, “estar de alguma forma por dentro da vida deles”.

8) Falta muita informação;

9) Não fazer com os outros o que não queremos que façam conosco.

10) Ter maturidade é ter percepção dos nossos limites e respeitar os limites dos outros.

Sugestões:

1)Devemos dar bons exemplos aos menores, pois para eles as pessoas mais velhas são exemplos;


2)Todas as escolas deveriam ter um profissional capacitado (psicóloga ou orientadora), alguém que esteja sempre pronto para atender alunos que sofrem algum tipo de agressão, seja física ou emocional;

3) Devemos aceitar as pessoas do jeito que elas são, independente da cor, religião ou diferentes atividades que as mesmas praticam;

4) Criar uma espécie de centro ou serviço público de apoio para ajudar vítimas e causadores de bullying;

5) Palestras para conscientização dos pais, alunos e educadores sobre o fenômeno e sobre  lei anti bullying;

6) Manter o assunto bullying permanentemente na pauta de discussão na escola;

7) Orientação aos professores para que saibam como agir;

8) Conscientização sobre os direitos e orientação sobre o que fazer, a quem procurar;

9) A mídia pode divulgar e fazer mais matérias sobre o assunto;

10) Estabelecer a responsabilização ao agressor de maneira mais rigorosa.

Educação escolar:

Opiniões:

1) Precariedade de espaços culturais;

2) Falta incentivo dos pais para que seus filhos cursem Ensino Superior;

3) A  tecnologia está a favor do aluno;

4) Falta de incentivo à Educação por parte do governo;

5) 10% do PIB é da Educação – Garantia Constitucional;

6) Falta de qualificação dos professores tanto nas escolas públicas quanto nas escolas privadas;

7) Desvalorização dos professores e desinteresse dos alunos;

8) Falta de professores na rede pública;

9) Mesmo com tantos problemas com o governo, ainda existem pessoas dispostas a serem educadoras;

10) Os cursos técnicos estão sendo mais valorizados que o ensino superior, desta forma os jovens acabam se limitando ao curso técnico e não acessam a Universidade;

11) Falta de interesse dos alunos e falta de interesse dos pais na vida escolar dos filhos;

Sugestões:

1) Aumentar o nível de ensino nas Escolas, com melhoria do espaço físico e qualificação docente;

2) Oportunizar oficinas de cidadania complementares, no turno inverso ao escolar, desde as séries iniciais;

3) Ampliação, revitalização e criação de Universidades públicas que contemplem o Vale do Taquari;

4) Aulas mais interativas, melhorando o aprendizado;

5) Organização dos estudantes em busca de seus direitos – mobilização;

6) Educação sem princípios religiosos, atendendo à toda diversidade;

7) Necessita-se de educação política objetivando a maior inteiração entre política e o jovem eleitor;

8) Melhorar o transporte escolar;

9) Valorização e apoio aos professores;

10) Participação do jovem na elaboração da grade escolar e no projeto político pedagógico da escola;

11) Apoiar as famílias;

12) Integrar a família com a Escola através de palestras, reuniões, aproximando-os;

Profissionalização e Mercado de Trabalho:

Opiniões:

1) Nem todo mundo tem condições de frequentar faculdade particular;

2) O acesso à Universidade depende do conhecimento do aluno e a Escola não precisa ser particular;

3) Os professores são motivados, pois as Escolas particulares estão sempre mais adiantadas;

4) Para aprender inglês é preciso frequentar cursinhos particulares, pois a Escola e os professores não evoluem;

5) Se a gente se destacar nas aulas, maiores serão as chances de acesso ao mercado de trabalho;

6) O mercado de trabalho exige que os jovens tenham experiência;

7) Muitas empresas não contratam jovens porque possuem tatuagens e piercings;

8)    Pais querem que o filho siga uma profissão, os filhos querem seguir outras, como fazer?

9) Os pais querem que os filhos sigam o que querem, ou seja, querem que os filhos sejam o que eles não puderam ser quando jovens;

10) Os jovens devem ir em busca de recursos se não tiverem dinheiro para pagar Cursos e Cursinhos;

11) Trabalhamos para: ganhar dinheiro, por prazer, voluntariado, ganhar liberdade, adquirir responsabilidade;

12) Muitos jovens tem dúvida para decidir sua profissão;

13) Muitos jovens mudam de cidade ou de país em busca de melhores oportunidades;

Sugestões:

1) É preciso uma faculdade/universidade pública para os menos favorecidos;

2) As empresas devem dar chance aos jovens inexperientes;

3) Visitas às Universidades;

4) Palestras de profissionais desde a 8ª série;

5) As Escolas devem ajudar os jovens a formatar o primeiro currículo e capacitá-los para entrevista de emprego;

6) Acesso a um maior número de experiências profissionais na busca de uma escola profissional;

7) Mais feiras de profissões com profissionais aptos para esclarecimento de dúvidas;

8) Escolas devem emitir carta de recomendação indicando as aptidões do aluno e suas notas durante o período escolar;

9) Maior diálogo entre pais e filhos para que os filhos possam expressar suas vontades sem prejudicar a relação familiar.

10) Começar a trabalhar com 16 anos, conciliando trabalho e escola;

11) Mais cursos profissionalizantes gratuitos.

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